Cora Hacker Clube

De Cora Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa
Fórum Goiano de Software Livre
Sivent
Confraria 0 Day
Duo Nerds

Convite para o Fórum Goiano do Software Livre

O Cora Coralina Hacker Clube é um dos patrocinadores do FGSL-2016, este ano estamos com uma grade de palestras muito interessante. A novidade deste ano foi a parceria com um dos principais "pythonistas" do Brasil. O Cora vai ter uma sala disponibilizada dentro do evento, lá vamos conversar sobre segurança, python, sistemas distribuídos, sistemas embarcados etc. Contamos com a presença e ajuda de todos vcs !!!

Pessoal vamos conhecer melhor os palestrantes e fazer um "networking" acessem: PALESTRANTES FGSL 2016

[1] FGSL: http://2016.fgsl.net/

Sistema de Eventos Sivent:

[2] Sivent: http://migre.me/vpsWn


Cora Hacker Clube é o primeiro hackerspace de Goiás e o primeiro do Brasil a homenagear com o nome as mulheres, criado por um grupo de pessoas com o objetivo de compartilhar conhecimento, contribuir para o desenvolvimento social e aprender cada vez mais.

Sobre o hackerspace

O que é um hackerspace?

Hackerspace é um espaço comunitário e colaborativo para realização de diversos tipos de atividades nas áreas de ciência, tecnologia, arte, cultura e política. O objetivo principal do espaço é o estudo e compartilhamento de conhecimentos entre os membros participantes do espaço.

Como se tornar um membro do Cora Hacker Clube

Comece seu contato participando da lista de discussão no Google Groups.

Acompanhe a programação de nossas reuniões presenciais e participe, para saber mais acesse a programação aqui.

Entre no grupo do telegram segue o link: https://telegram.me/joinchat/BJgRsj7PtFC6WslRd_0KlQ

Entre em contato conosco pelo e-mail: hackerspacego@gmail.com

Porque usar o hackerspace?

A facilidade de acesso ao espaço com ferramentas de trabalho disponíveis, laboratório, biblioteca, apoio dos membros e a cultura para desenvolvimento de novos projetos e estímulo ao estudo e compartilhamento de conhecimento, todos esses fatores criam um ambiente favorável ao trabalho, descontraído e com maior motivação para todos no desenvolvimento de seus projetos.

Atividades realizadas

O hackerspace dispõe de um espaço com ferramentas de trabalho, mantido pelos próprios membros participantes, onde podem ser realizadas as diversas atividades de interesse dos membros como: automação; mecânica; computação; artes; música; política; matemática; biologia etc. Os membros do hackerspace podem tanto realizar atividades internas no hackerspace quanto atividades externas, como realização de cursos, apresentação de projetos, workshops, feiras de ciências, entre outros, cujo objetivo é não governamental e sem fins lucrativos.

História de criação do Cora Hacker Clube

O Cora Hacker Clube foi idealizado a partir de uma visita de Marco Aurélio e Gabriel Azevedo ao Garoa Hacker Clube, o primeiro hackerspace brasileiro estabelecido na cidade de São Paulo. Convidando alguns amigos foram realizadas as primeiras reuniões a partir de agosto/2015 para criação do grupo.

Em setembro/2015 foi lançada a votação de nome para o grupo, que até então era nominado "Hackerspace GO", os nomes sugeridos foram:

  • Cora Coralina Hacker Clube
  • Cerrado Hacker Clube
  • Hacker Space Araguaia
  • Pequi Hacker Space
  • Pamonha Hacker Space
  • Ipê Hacker Clube

No dia 13 de setembro de 2015, a votação foi encerrada, sendo que o nome "Cora Coralina Hacker Clube" ficou em primeiro lugar com 32% dos votos. Em reunião realizada no mesmo dia, foi decidido entre os membros a redução do nome para "Cora Hacker Clube", por dois motivos principais, o nome original que é muito comprido, e a padronização com os demais hackerspaces do país, que também utilizam nomes simplificados.

Cora coralina 1.jpg

O nome Cora Hacker Clube, faz referência e homenagem à poetisa goiana Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (Goiás, 20 de agosto de 1889 — Goiânia, 10 de abril de 1985), mais conhecida pelo pseudônimo Cora Coralina, uma das mais importantes escritoras brasileiras. Com grande sabedoria e simplicidade, Cora Coralina se tornou escritora renomada, sempre inspirando as pessoas a irem em busca de mais conhecimento.

Cora Coralina foi saudada por Carlos Drummond de Andrade no Jornal do Brasil (1980), recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UFG (1983), no mesmo ano foi eleita intelectual do ano e contemplada com o Prêmio Juca Pato da União Brasileira dos Escritores.

Atualmente as obras de Cora Coralina são referência na literatura brasileira, livros didáticos e obras literárias em avaliações desde o ensino fundamental ao superior.


Fica aqui nossa singela homenagem, admiração e respeito por Aninha, que seus ensinamentos fiquem para história, nos ensine e nos inspire, assim como às próximas gerações.


O hackerspace ainda não possuí uma sede fixa, sendo que as reuniões são realizadas na casa dos membros ou em espaços públicos, o que limita nossas atividades já que dependemos da disponibilidade dos mesmos.

Com isso deixamos aqui, encarecidamente, nosso pedido a você, se você possuí um espaço físico como garagem, galpão ou sala, onde poderíamos montar nosso escritório/laboratório, que possa nos disponibilizar apoiando nossa causa assim incentivando o serviço que prestamos à sociedade, não hesite em nos contactar: hackerspacego@gmail.com